Lula propõe abertura de Consulado Geral em Luanda para atender comunidade brasileira em Angola - O Poti News

Lula propõe abertura de Consulado Geral em Luanda para atender comunidade brasileira em Angola

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva é recebido em cerimônia oficial pelo presidente angolano João Lourenço. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Neste sábado (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção do governo em abrir um consulado geral em Luanda, a capital de Angola. Durante sua visita histórica de dois dias ao país africano, Lula ressaltou que Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente africano, composta por cerca de 30 mil brasileiros.

Lula destacou: “Por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África”. O anúncio ocorreu durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa.

O ex-presidente enfatizou a importância de olhar para o futuro nas relações entre Brasil e Angola, citando as palavras do renomado escritor angolano Pepetela: “Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”. Pepetela é ganhador do Prêmio Camões.

A visita oficial de Lula a Angola será encerrada neste sábado, após o qual ele seguirá para São Tomé e Príncipe para participar da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia de despedida oficial está agendada para as 16h (horário local) em Luanda, marcando sua primeira visita ao continente africano desde o início de seu terceiro mandato.