Lula retoma agenda internacional com visitas à África e Guiana em fevereiro - O Poti News

Lula retoma agenda internacional com visitas à África e Guiana em fevereiro

Em seu primeiro ano do 3º mandato, o petista visitou 24 países em 15 viagens internacionais. Foto: Ricardo Stuckert.

O presidente Lula (PT) retoma sua agenda internacional em 2024, com viagens programadas para dois países africanos e a Guiana no próximo mês de fevereiro.

No continente africano, Lula visitará o Egito nos dias 15 e 16 de fevereiro, onde terá encontros oficiais, incluindo uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi. Esta visita ocorre meses após o apoio egípcio para a retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, facilitada pela fronteira com o Egito.

Em seguida, nos dias 17 e 18 de fevereiro, Lula estará em Adis Abeba, capital da Etiópia, participando da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Em 2023, a União Africana tornou-se membro permanente do G20, grupo que o Brasil preside este ano e sediará a cúpula em novembro, no Rio de Janeiro.

Durante uma recente agenda em Salvador, Lula enfatizou a importância do Brasil em retribuir a “dívida histórica” com o continente africano, marcando esta como sua segunda visita à África durante seu terceiro mandato presidencial. No ano anterior, Lula visitou a África do Sul, Angola, São Tomé e Príncipe, além de uma rápida passagem por Cabo Verde.

Após as atividades na África, Lula está programado para visitar a Guiana na última semana de fevereiro, coincidindo com a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), composta por 15 países caribenhos desde 1973. Vale ressaltar que essa visita ocorre em meio às tensões entre Guiana e Venezuela sobre a disputa territorial de Essequibo, um conflito de longa data.