A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), abriu nesta segunda-feira (11) novas inscrições para editais culturais que disponibilizam saldos remanescentes da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. A iniciativa visa apoiar o setor cultural local, ainda afetado pelos impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. As inscrições são exclusivas para artistas da cidade de Macaíba.
O secretário da SMCT, Sérgio Nascimento, explicou que os recursos serão destinados a um projeto voltado para a cultura geral e a outros oito para o setor audiovisual. Apenas artistas que não foram contemplados em editais anteriores podem participar desta nova etapa.
Os editais têm como objetivo fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura local. Macaíba foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Norte a aprovar o plano de ação referente à Lei Paulo Gustavo, recebendo um aporte de cerca de R$ 720 mil para iniciativas culturais. Até o momento, 125 projetos já foram aprovados e receberam apoio financeiro. Além disso, foram realizados diversos encontros com artistas de áreas urbanas, rurais e comunidades tradicionais, promovendo uma escuta democrática para elaborar as diretrizes dos editais.