Macaíba amplia faixa etária da vacinação contra dengue dos 10 aos 14 anos - O Poti News

Macaíba amplia faixa etária da vacinação contra dengue dos 10 aos 14 anos

Macaíba recebeu 2.448 doses que serão aplicadas como 1ª dose no menor tempo possível. Foto: Ascom/PMM.

A partir desta terça-feira (27), a Prefeitura de Macaíba expandirá a faixa etária da vacinação contra a dengue, abrangendo agora crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A medida será implementada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros Potengi, Vilar, Campestre e Traíras. Além disso, está programado um Dia D para quarta-feira (28), na comunidade quilombola de Capoeiras.

“Diante do número limitado de doses disponíveis no momento, optamos por iniciar pela faixa etária que apresentou a maior taxa de hospitalização por dengue nos últimos 5 anos no Brasil”, explicou o Secretário de Saúde, Júnior Rêgo. Ele afirmou que Macaíba recebeu um total de 2.448 doses destinadas à vacinação, as quais serão administradas o mais rápido possível como primeira dose.

Além da ampliação da vacinação, o plano de combate às arboviroses inclui outras medidas preventivas. Gestantes acompanhadas nas UBS de Macaíba inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) receberão repelentes como parte do programa. Também está previsto um mutirão envolvendo os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para realizar o controle do vetor Aedes aegypti dentro das residências, sendo esta uma estratégia fundamental na prevenção.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) promoverá um mutirão de limpeza, visando a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.