Macaíba faz mutirão para inserção do contraceptivo DIU - O Poti News

Macaíba faz mutirão para inserção do contraceptivo DIU

Procedimento é gratuito. Foto: Ascom/PMM.

A Secretaria de Saúde de Macaíba vem realizando um mutirão junto às mulheres do município para realizar a inserção do DIU, dispositivo intrauterino utilizado como método contraceptivo que tem mais de 99% de eficácia. Ao todo, 50 mulheres em idade fértil devem ser atendidas em 27 unidades de saúde. 

Para participar, as mulheres devem ter no mínimo 15 anos, não estar grávidas, ter realizado o preventivo no último ano, não estar com inflamações e realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais na semana anterior ao procedimento.

As mulheres interessadas em realizar o procedimento devem procurar a Unidade de Saúde da sua localidade ou falar diretamente com o seu agente comunitário de saúde.

“O mutirão está sendo realizado através de uma parceria do Município com o Estado para a capacitação dos multiplicadores. Vamos capacitar enfermeiros e médicos da Atenção Básica à Saúde para que a inserção de DIU ocorra nas unidades polos. Atualmente o procedimento só é realizado na Policlínica”, explicou o secretário Júnior Rêgo.