Maioria dos pequenos negócios abertos no RN se concentra no setor de serviços - O Poti News

Maioria dos pequenos negócios abertos no RN se concentra no setor de serviços

Foram mais de 6,2 mil negócios criados somente neste ano. O setor concentra 97,3 mil empreendimentos. Foto: Freepik.

O Rio Grande do Norte tem registrado aumento no setor de serviços, com a abertura de novos negócios. Segundo informações do Sebrae no estado, baseadas em dados da Receita Federal, entre janeiro e março de 2024, foram registrados 6.264 novos empreendimentos na área de prestação de serviços, representando um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente o Rio Grande do Norte tem mais de 97,2 mil empresas em atividade sob o regime do Simples Nacional, que engloba um total de 201.179 empresas no estado.

Rio Grande do Norte abre 10,7 mil novos pequenos negócios no 1º trimestre

Apesar do crescimento na abertura de empresas, o estado também enfrentou um aumento no fechamento de negócios. Mais de 6,8 mil empresas encerraram suas atividades no mesmo período, representando um aumento de 2% em relação ao ano anterior.

O setor de serviços foi o mais afetado, com 3,4 mil empresas encerrando suas operações, seguido pelo comércio, que registrou o fechamento de 2.440 estabelecimentos. A indústria e a construção civil também apresentaram um alto nível de encerramentos.

No entanto, apesar desses desafios, o saldo líquido entre aberturas e fechamentos resultou em um total de 3.826 empresas abertas no primeiro trimestre de 2024, demonstrando uma tendência positiva no ambiente empresarial do Rio Grande do Norte.

Quanto à distribuição geográfica, Natal e Parnamirim lideram como os municípios com maior concentração de pequenas empresas, seguidos por Mossoró e São Gonçalo do Amarante.