Mais de 90% dos turistas que visitaram o RN pretendem voltar ao estado - O Poti News

Mais de 90% dos turistas que visitaram o RN pretendem voltar ao estado

Pôr do sol na praia de São Miguel do Gostoso. Foto: Divulgação.

De acordo com o Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), entre os meses de janeiro e outubro de 2023, 92% dos turistas afirmaram ter a intenção de voltar ao estado. Comparado aos levantamentos de anos anteriores, o índice de satisfação do turista segue estável.

Ao longo dos primeiros 10 meses deste ano, aproximadamente 1.400 turistas foram entrevistados, abrangendo diversas localidades, incluindo os polos de Natal e região metropolitana, Tibau do Sul, praia de Pipa, São Miguel do Gostoso e Tibau do Norte.

O Sírio também revelou dados sobre os gastos médios dos turistas, destacando que, no mês de outubro, foi registrado o maior valor deste ano, atingindo a marca de R$ 423,27 por pessoa.

No que diz respeito às opções de hospedagem em 2023, os três principais meios preferidos pelos visitantes foram hotéis e resorts, representando 42,53%, seguidos por pousadas, com 22%, e casa de parentes ou amigos, com 10,86%.

Analisando a origem dos turistas, o Sírio revelou que a região Nordeste lidera o ranking, contribuindo com 48% dos visitantes, seguida pela região Sudeste, com 30%, Centro-Oeste, com 9,74%, Sul, com 6%, e Norte, com 3%. Os estrangeiros representaram 2% dos entrevistados.

Ao serem questionados sobre os motivos que os levaram a escolher o Rio Grande do Norte como destino, a maioria dos turistas destacou as belezas naturais, com 66% das respostas. Outros motivos incluíram a localização estratégica (13%), a qualidade dos atrativos (10%), e a culinária e gastronomia (5%).

As principais influências na decisão dos turistas foram os comentários de parentes e amigos, respondendo por 36% das escolhas, seguidos por aqueles que já conheciam o local, representando 34%, e as redes sociais, com 9,76%.