Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar resgate no RS - O Poti News

Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar resgate no RS

Embarcação “Atlântico” será acompanhada de outros equipamentos da Marinha para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas e desobstrução de vias. Foto: Ascom/MB.

A Marinha do Brasil anunciou a mobilização de recursos para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, afetada por fortes chuvas e enchentes. O “Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) ‘Atlântico’”, considerado o maior navio de guerra da América Latina, será enviado para participar das operações de resgate e transporte de suprimentos em áreas alagadas.

O “Atlântico” partirá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com destino à cidade de Rio Grande, equipado com oito embarcações de médio e pequeno porte, além de duas estações móveis para tratamento de água. A ação segue o envio anterior de oito lanchas pela Marinha, em 30 de abril.

Além do “Atlântico”, a Marinha também mobilizou 40 viaturas e 200 militares para desobstruir vias de acesso, junto com equipes de saúde compostas por médicos e enfermeiros.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou os números da tragédia, com 90 mortos, 134 desaparecidos e 339 feridos. Cerca de 201,5 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojadas.

Dos 497 municípios do estado, 385 enfrentam problemas relacionados às chuvas, afetando cerca de 1,178 milhão de pessoas. Em resposta à crise, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), declarou racionamento de água, afetando aproximadamente 85% da população atendida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).