MedSUS: Conheça o aplicativo que informa quais remédios estão disponíveis no SUS - O Poti News

MedSUS: Conheça o aplicativo que informa quais remédios estão disponíveis no SUS

O MedSUS era inicialmente voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde e judiciário. Foto: Marcelo Camargo/EBC.

O Ministério da Saúde lançou uma atualização do aplicativo MedSUS, que agora está disponível para download gratuito por meio de plataformas digitais para IOS e Android. Originalmente lançado em 2014 em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), o aplicativo tem como objetivo fornecer informações sobre todos os medicamentos disponíveis na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a judicialização de medicamentos.

O MedSUS, que estava sem atualizações há quatro anos e era inicialmente voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde e judiciário, agora está acessível a todos os cidadãos.

Uma das funcionalidades do aplicativo é fornecer informações detalhadas sobre os medicamentos disponíveis, alinhados, quando necessário, aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e à Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Essa abordagem permite que tanto os cidadãos quanto os profissionais de saúde tomem decisões mais embasadas no que diz respeito aos tratamentos.

Além disso, o MedSUS disponibiliza informações sobre os locais de dispensação dos medicamentos, abrangendo Farmácias das Unidades Básicas de Saúde (Atenção Primária), Farmácias de “Alto Custo” (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica) e farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular.