Membros de comunidades indígenas de João Câmara concluem formação em energia eólica - O POTI

Membros de comunidades indígenas de João Câmara concluem formação em energia eólica

Os participantes são provenientes das comunidades de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento

As aulas foram realizadas em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Foto: Carmem Felix / Assecom/RN.

Nesta quinta-feira (23), 19 moradores de comunidades indígenas em João Câmara (RN) comemoraram a conclusão do curso de Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica, uma iniciativa inédita da CPFL Renováveis em parceria com o SENAI-RN.

José Júnior Batista da Silva, um dos formandos, relatou a mudança que o curso trouxe para sua vida. Morador da comunidade de Serrote de São Bento, ele antes se dedicava ao cultivo e comercialização de castanhas. “Via nas torres eólicas uma chance de mudar de vida, mas sabia que seria muito difícil entrar na área sem ter um curso de qualificação, mesmo possuindo certo conhecimento sobre instalações elétricas. Sem dúvida, é um sonho realizado”, disse Silva.

As aulas, que começaram em agosto de 2023, foram realizadas em João Câmara em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN. Os participantes são provenientes das comunidades de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, também beneficiadas por um projeto de dessalinização da CPFL Renováveis, que fornece água potável para mais de 3 mil pessoas.

O diretor-presidente da CPFL Renováveis, Mr. XinJian Chen, ressaltou a importância da iniciativa: “Com a maior parte dos nossos parques eólicos no Estado, é nossa missão promover oportunidades de desenvolvimento da população local. Aos 19 alunos agora capacitados para atuar no setor elétrico, oferecemos a chance de terem uma nova fonte de renda e construírem carreiras que jamais imaginavam trilhar”.

Novos projetos sociais

A CPFL Energia, através do Instituto CPFL, está expandindo suas ações sociais em João Câmara. Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL, destacou os novos projetos: “A partir de 2024, ampliamos a nossa atuação colocando em prática a frente CPFL Jovem Geração, com três iniciativas sociais voltadas especialmente para crianças e adolescentes das comunidades indígenas”.

Entre os novos projetos está o Energia Sonora, que oferecerá aulas de música para cerca de 300 jovens, e o Fábrica de Atletas, que proporcionará aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes. Além disso, a Carreta Literária, uma biblioteca itinerante, já está em circulação na região, oferecendo um acervo de 500 livros e 60 brinquedos.

Pagotto também anunciou o retorno do Circuito CPFL em agosto, que trará sessões gratuitas de cinema para a população de João Câmara através do Cinesolar, um sistema que utiliza energia limpa e renovável.