
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), com início previsto para 2026. Pela primeira vez, o polo de João Pessoa oferece 10 vagas, sendo sete de ampla concorrência e três destinadas a candidatos que se enquadrem nas ações afirmativas (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência).
O MNPEF é coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em rede nacional, com polos distribuídos em diversas instituições públicas de ensino superior. O processo seletivo segue aberto até o dia 24 de setembro, com inscrições realizadas exclusivamente online, por meio do site oficial do programa. A taxa de inscrição é de R$ 85.
Quem pode se inscrever?
Podem participar da seleção professores em exercício no ensino de Física na Educação Básica, ou em Ciências no ensino fundamental, que tenham graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou em áreas afins reconhecidas pelo MEC. Estudantes no último período desses cursos também podem se candidatar.
Formação voltada para sala de aula
O curso tem como objetivo principal fortalecer a formação de professores, com foco na aplicação dos conteúdos de Física e de suas metodologias de ensino. Segundo o professor Eládio Brennand, coordenador do polo João Pessoa, a meta é “capacitar em nível stricto sensu uma boa fração dos professores que atuam na educação básica no estado da Paraíba quanto ao domínio de conteúdos de Física e seus processos pedagógicos na aplicação em sala de aula”.
A formação, além de garantir um título de mestre, visa promover inovações pedagógicas em sala de aula, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas e privadas.
Detalhes do curso
A estrutura curricular prevê dois anos de duração, com possibilidade de prorrogação por até seis meses. As aulas ocorrerão às sextas-feiras (manhã e tarde) e aos sábados pela manhã, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, onde está sediado o Departamento de Física.
O MNPEF da UFPB faz parte de uma rede avaliada com nota 5 pela Capes, o que demonstra a qualidade acadêmica do programa em nível nacional.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail da Coordenação do curso.
Curso gratuito de Gestão de Projetos Culturais tem inscrições abertas; confira













