Ministérios firmam parceria para levar internet gratuita a destinos turísticos do Brasil - O POTI

Ministérios firmam parceria para levar internet gratuita a destinos turísticos do Brasil

Programa busca melhorar a conectividade em locais estratégicos, como parques naturais, aeroportos e pontos turísticos. Foto: Freepik.

Nesta segunda-feira (11), os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho, assinaram um Protocolo de Intenções para disponibilizar internet gratuita em destinos turísticos brasileiros. Denominada “Conheça o Brasil: Conectado”, o programa busca melhorar a conectividade e oferecer acesso Wi-Fi gratuito em locais estratégicos, como parques naturais, aeroportos e pontos turísticos.

“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações. Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O plano de ação incluirá critérios para a seleção dos destinos turísticos a serem contemplados pelo programa “Conheça o Brasil: Conectado”. Além disso, serão realizadas negociações com operadoras e melhorias na infraestrutura de telecomunicações. O Ministério do Turismo irá colaborar com instituições públicas de turismo estaduais e municipais para avaliar o acesso e a qualidade da conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros.

Por sua vez, o Ministério das Comunicações irá coordenar o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e mobilizar provedores de serviços para garantir o acesso e aprimorar a qualidade da conexão nos destinos turísticos nacionais. “Essa é mais uma ação do Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à internet e expandir a conectividade para todo o país. Agora estamos avançando também nos pontos turísticos, de forma gratuita. Este é um setor muito importante para a nossa economia, pois recebemos turistas de todas as partes do Brasil e do mundo”, disse o ministro Juscelino Filho.

O Protocolo de Intenções terá vigência de 24 meses, com possibilidade de prorrogação mediante aditivo.