Na noite desta terça-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou todos os brasileiros a se unirem ao governo federal no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e na redução dos casos de dengue no país. Em seu discurso, a ministra citou medidas emergenciais já em curso, como o aumento do repasse financeiro aos estados e municípios em R$1,5 bilhão, destinado ao enfrentamento da doença.
“Esse é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue“, enfatizou a ministra Trindade.
A limpeza urbana foi apontada como uma estratégia crucial na prevenção da doença. A ministra ainda chamou a atenção das prefeitas e prefeitos para que redobrem os esforços em suas cidades, evitando o acúmulo de lixo e água parada, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor.
Dados revelam que cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências, em locais como vasos de plantas, garrafas retornáveis, bebedouros, entre outros. Essas informações foram obtidas através do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2023.
A ministra encerrou seu pronunciamento falando sobre a importância da vacinação. O Brasil se tornou pioneiro ao incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma vacina contra a dengue. Inicialmente, a vacina será disponibilizada para crianças entre 10 e 14 anos.
“Convoco todas e todos para uma mobilização nacional dos governos e de toda a sociedade para que, juntos, enfrentemos os atuais surtos e, em breve, possamos fazer com que a dengue seja uma doença do passado“, concluiu a ministra.
Confira o pronunciamento completo: