Ministro das Comunicações participa da inauguração da 1ª fase do Infovia Potiguar - O POTI

Ministro das Comunicações participa da inauguração da 1ª fase do Infovia Potiguar

O ministro Juscelino Filho e a governadora Fátima Bezerra durante a inauguração da Infovia Potiguar. Foto: Ascom/Governo do RN.

Nesta segunda-feira (8), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve no Rio Grande do Norte para a cerimônia de inauguração da Infovia Potiguar, uma rede de comunicações de abrangência estadual construída com cabos de fibras ópticas.

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Governo do Estado, além de outras instituições parceiras, promete levar internet a escolas e instituições do estado.

A primeira etapa da Infovia Potiguar abrange trechos totalmente construídos e em operação, interligando diversas unidades acadêmicas e redes do governo. As redes metropolitanas de Mossoró, Pau dos Ferros, João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e Currais Novos estão incluídas, assim como os trechos de longa distância entre Mossoró e Pau dos Ferros, e João Câmara e Ceará-Mirim.

A pedido do Governo do Estado, a equipe técnica da UFRN elaborou um novo projeto para ampliar o escopo da Infovia Potiguar, visando alcançar os 167 municípios do Rio Grande do Norte. A terceira etapa prevê a construção de 18 redes intermunicipais, conectando as cidades-polo das etapas anteriores aos municípios vizinhos.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, essa é uma das entregas mais importantes feitas pela sua gestão. “Não há mais como viver sem a conectividade”, afirmou, ao frisar que o Estado passa a ter 54% de cobertura por meio da primeira etapa da Infovia Potiguar. Fátima elogiou o papel da UFRN no processo de implantação do projeto, iniciado com a Rede Giga Natal, e que permanece até hoje para o Rio Grande do Norte ficar 100% conectado.

Durante a cerimônia, o ministro Juscelino Filho se comprometeu a entregar todas as fases da Infovia concluídas até 2026. O gestor complementou que o Ministério assume o desafio de prover a inclusão digital no Brasil, a partir de projetos como o Nordeste Conectado, que também beneficiará o RN.

O Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange, além da implantação de internet na rede estadual de educação, a distribuição de equipamentos como os Chromebooks.  O investimento do Governo do RN no projeto é de R$ 77 milhões.