Mulheres no comando: Major Márcia Martini assume o Corpo de Bombeiros de Mossoró - O POTI

Mulheres no comando: Major Márcia Martini assume o Corpo de Bombeiros de Mossoró

Major Martini é a nova comandante da tropa de bombeiros em Mossoró. Foto: Carmem Felix.

A Major Márcia Martini é a primeira mulher à frente do comando operacional do Corpo de Bombeiros de Mossoró em toda a história do Rio Grande do Norte. A passagem de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Mossoró.

Formada em Educação Física pela UFRN, Martini ingressou na academia de oficiais em julho de 2007 e em 2010 foi declarada aspirante à oficial do Corpo de Bombeiros, em Mossoró. Participou de diversos cursos de capacitação operacional, como o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Chile, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Instrutor de Combate a Incêndio e curso de supervisor de Mergulho de Segurança Pública.

A Major Martini ressaltou seu objetivo como nova comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar.

“Não é apenas trazer a segurança física para aqueles que atendemos, mas também reduzir o medo de viver. Toda mulher tem o direito de não ter medo e de ter paz, seja onde ela estiver”.

Major Márcia Martini, Comandante do Corpo de Bombeiros de Mossoró.

Sobre o Grupamento

O Grupamento, que antes era comandado pelo Major Joilton Cunha, é responsável pelo planejamento, orientação normativa, coordenação, fiscalização, controle e execução das atividades operacionais no campo de atuação da corporação.

A Unidade de Bombeiros de Mossoró-RN (3° GBM) atende as ocorrências do município, e também as da região Oeste e Litoral Setentrional. São 66 cidades com três unidades instaladas em Mossoró, Pau dos Ferros e Assu, com a corporação composta por 137 militares. O comando possui vinte viaturas disponíveis para atendimento. A média de ocorrências no Grupamento é de 1.500 por semestre, o que equivale a 250 ocorrências mensais. De janeiro a junho de 2023, foram 1.044 ocorrências na unidade de Mossoró, 240 ocorrências em Pau dos Ferros e 232 em Assu.