Na Argentina deu Milei - O POTI

Na Argentina deu Milei

O ultraliberal Javier Milei venceu a eleição presidencial da Argentina ocorrida ontem. Milei foi eleito com 55,95% dos votos na disputa contra o peronista Sergio Massa que obteve 44,04%.

A Argentina vive a pior crise econômica das últimas décadas com a maior inflação em mais de 30 anos. Dois quintos da população vive na pobreza e o país sofre com grande desvalorização cambial. Desafios que precisarão ser enfrentados pelo presidente eleito.

PEC que limita poderes do STF

Amanhã poderá ser votada no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta impede que decisões tomadas por um único ministro do STF suspendam a vigência de leis ou atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados.

A tramitação da PEC ganhou força em virtude do grave conflito de competências entre o Legislativo e o Judiciário.

Jean Paul Prates pressionado

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vem cobrando Jean Paul para diminuir o preço dos combustíveis acompanhando a recente queda no valor internacional do barril de petróleo e a desvalorização do dólar.

Jean Paul não gostou e respondeu no final de semana pelas redes sociais que “não faz sentido agir por impulso ou açodamento” e escreveu que se o ministro quiser “orientar a Petrobras a baixar os preços de combustíveis diretamente” , será necessário seguir a Lei das Estatais e as regras do Estatuto Social da companhia.

Dança das cadeiras

Na dança das cadeiras da prefeitura de Natal Jódia Melo e Nina Salustino foram da Secretaria de Esportes para a Secretaria das Mulheres. Emerson Osório assumiu como Sec. Adjunto do Esporte e para seu lugar como Diretor Adjunto do PROCON foi nomeado Caio Targino.

Jódia Melo é uma indicação do deputado Paulinho Freire, Nina Salustino é mãe do ex-deputado Fábio Faria, Emerson Osório é irmão do vereador Eriko Jácome e Caio Targino é cunhado do deputado João Maia.