Nesta quinta-feira (5), a Nasa anunciou um adiamento no cronograma das missões que vão levar suas tripulações à órbita e a superfície lunar, respectivamente, as missões lunares Artemis II e III. Agora o retorno à Lua está previsto para “meados de 2027”, devido a problemas técnicos na cápsula que transportará a tripulação.
Um dos maiores desafios para a equipe foi a diminuição da temperatura das cápsulas ao retornar para a Terra. Anteriormente, foram identificados problemas com a cápsula da tripulação Orion, que será o lar dos astronautas durante ambas as missões lunares.
“O espaço é exigente”, afirmou Bill Nelson, chefe da agência espacial americana, durante uma coletiva de imprensa. O programa Artemis foi anunciado em 2017 com o objetivo de estabelecer uma presença permanente na Lua e preparar futuras missões a Marte.
O plano de pousar a Artemis III na Lua é estar na frente do programa da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), que mostrou em setembro seus novos trajes espaciais e seus projetos para o futuro. A missão tem como meta não apenas levar os humanos de volta à Lua ainda nesta década, como também enviar as primeiras astronautas mulheres e afrodescendentes para o satélite.
Starlink quer dobrar satélites no Brasil; Anatel analisa em fevereiro