Atualmente, as artes marciais são alguns dos esportes mais praticados no mundo. Judô, jiu-jitsu, boxe, capoeira, karatê, muay thai… a lista e modalidades é extensa, mas todas têm algo em comum: são consideradas ótimas práticas para se trabalhar o corpo, a mente e a noção de disciplina. Apesar disso, um estigma sempre foi colocado sobre estes esportes, muitas vezes considerados violentos e nocivos.
Mas, em Natal, um projeto social de grande importância prova o contrário. Com aulas gratuitas, a Natal Fighters Team (NFT) atende diversos jovens com aulas na modalidade olímpica do Taekwondo, uma arte marcial coreana, que tem ganhado cada vez mais fãs e praticantes. O projeto atende ao menos 100 alunos, em duas unidades na Zona Norte e uma na Zona Oeste da capital potiguar, com aulas para todas as idades.
Com muita disciplina e ensinamentos sobre a prática justa do esporte, a NFT tem transformado vidas e mudado a realidade de bairros e comunidades em Natal. O professor Rogério Romário, faixa preta de Taekwondo, é o responsável pela iniciativa e explica como ocorreu o processo de dar vida ao projeto:
“Sou morador da Zona Sul de Natal e através de uma oportunidade de trabalho, comecei a dar aulas de Taekwondo em um projeto financiado pela Petrobras na Zona Norte, no ano de 2011. Em 2014 o projeto encerrou suas atividades e o carinho criado pelos alunos me fez correr atrás de continuar, primeiro com uma parceria com a Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro Viveiros, no bairro de Nova Natal e depois no ano de 2021, conquistando nosso espaço próprio para a prática“.
A partir daí, o projeto pôde continuar a atender diversos jovens natalentes. O jovem Laydson Oliveira, de 23 anos, foi um dos primeiros participantes do projeto e diz que a NFT mudou a sua vida. “Mudou em vários aspectos, mas a disciplina foi uma das principais. Quando adolescente, eu brigava muito na escola e dava um pouco de trabalho aos meus pais, o Taekwondo me ensinou a ser mais centrado e ter uma postura de atleta”, conta.
O esporte não só trouxe novos horizontes para o jovem, mas também superou as suas expectativas e Laydson teve a oportunidade de se tornar um competidor representando o esporte potiguar e brasileiro em campeonatos. “Quando comecei não sabia muito o que queria com o esporte, era mais um passatempo. Hoje, depois de várias competições nacionais e agora me preparando para minha primeira competição internacional, quero poder evoluir o máximo e ser um atleta olímpico. Com Taekwondo, consegui conhecer vários estados do Brasil através das competições” revelou.
A NFT se tornou uma das principais exportadoras de atletas competitivos do Rio Grande do Norte, que se destacam em competições. Recentemente, o jovem Jeislan Luz, também aluno da academia, venceu o Grand Slam de Taekwondo e garantiu uma vaga como titular da Seleção Brasileira Juvenil, do esporte. Confira:
Atleta potiguar vence Grand Slam e se torna titular da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo
A trajetória dos jovens comprovam o que defende o professor Rogério Romário, sobre a importância do esporte como um instrumento de mudança de vida e de realidades sociais.
“Após 13 anos de atividades acredito que nosso projeto tenha papel fundamental na transformação da vida de jovens carentes que as vezes até sem expectativas e que encontram no esporte uma forma de ascensão na vida“.
Aqueles que se interassam pelas artes marciais e pelo taekwondo, podem buscar pelo projeto através do Instagram (@natalfighters) e pelo telefone(84) 998514979, as aulas são gratuitas e abertas para todas as idades.