Natal: PSOL aprova pré-candidatura de Camila Barbosa para prefeitura de Natal - O POTI

Natal: PSOL aprova pré-candidatura de Camila Barbosa para prefeitura de Natal

Depois de muitos debates internos o PSOL apresentou o nome da pedagoga, Camila Barbosa, para representar a legenda na disputa pela prefeitura de Natal.

Ex-presidente do PSOL em Natal, Camila Barbosa, ocupa a primeira suplência do partido na Câmara Municipal. No final do ano passado, tornou-se vereadora pelo primeiro mandato coletivo da história da cidade: o Juntas por Natal. Na UFRN iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, tornando-se diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) – maior entidade estudantil da América Latina.

Aos 28 anos, Camila, foi candidata a deputada estadual em 2018, a vereadora em 2020, a deputada federal em 2022 e enfrenta agora em 2024 sua primeira campanha majoritária.

Moradora Cidade da Esperança, Camila, tem na mobilidade urbana uma de suas principais bandeiras e defende a criação de uma empresa pública de transporte coletivo e o Passe Livre.

Natal: Avante lança pré-candidatura de Rafael Motta a prefeitura de Natal

O partido Avante lançou, no último sábado (08), a candidatura do ex-deputado federal Rafael Motta a Prefeitura de Natal.

O anúncio aconteceu durante o encontro estadual da legenda, no Clube Albatroz, em Petrópolis.

Prestigiaram o evento o ex-deputado Henrique Eduardo Alves, o presidente do Avante no RN, empresário Jorge do Rosário e o presidente nacional da sigla o deputado federal Luís Tibé.

Areia Branca: João Maia prestigia lançamento da candidatura de Dr. Bruno

O deputado federal João Maia esteve no último final de semana em Areia Branca para participar do lançamento da pré-candidatura de Dr. Bruno Filho (PSDB) a prefeitura da cidade.

Ao lado da prefeita Iraneide Rebouças e dos ex-prefeitos Dr. Zé Alfredo e Dr. Beguinho, João Maia demonstrou entusiasmo com a candidatura do atual vice-prefeito Dr. Bruno.

“A energia positiva dessa terra é contagiante, refletindo o trabalho incansável da prefeita Iraneide Rebouças em busca do desenvolvimento local. Estar presente no evento de lançamento das pré-candidaturas de Dr. Bruno e Kinho de Beguinho como prefeito e vice-prefeito, foi ótimo. É gratificante fazer parte desse momento histórico para nossa cidade e estar ao lado de líderes comprometidos com o progresso da região. Vamos continuar apoiando projetos que impulsionem Areia Branca rumo a um futuro promissor e cheio de oportunidades para todos os seus moradores”, declarou João Maia.

Ceará-Mirim: Santo Antônio do Povo é um sucesso

A prefeitura de Ceará-Mirim vem realizando com enorme sucesso o Santo Antônio do Povo, evento que marca o início do período junino na cidade.

A estimativa é que mais de 250 mil pessoas já passaram pelo Parque da Cidade em três dias de evento. A expectativa é grande para os últimos dois dias de festa.

Ontem os shows foram de Litto Lins, Bell Marques, Luiz Almir e Walkyria Santos. Hoje se apresentarão as Bandas Desejo de Menina, Pedro e Erick, além de atrações locais e trios de sanfoneiro.

Natal: PSB entra na briga para indicar vice de Natália Bonavides

O diretório municipal do PSB, presidido por Wellington Bernardo, se reuniu com a ex-deputada Larissa Rosado, que preside a legenda no RN, para informar do desejo do partido de indicar o candidato a vice-prefeito da deputada petista Natália Bonavides na disputa eleitoral pela prefeitura de Natal.

No encontro o diretório municipal apresentou alguns nomes que podem ser indicados, entre eles estão: Wyllys Farkatt (ex-reitor do IFRN), Octávio Santiago (jornalista) e Camila Saraiva (arquiteta e professora universitária).

O partido realizará nesse mês de junho um seminário focado na preparação dos pré-candidatos que concorrerão na eleição de outubro e apresentará um plano de ações sustentáveis para Natal.

Natal: MDB também discute nomes para vice de Natália Bonavides

O diretório municipal do MDB, assim como o do PSB, também discute nomes para serem levados como sugestão para composição de chapa com a deputada Natália Bonavides.

Estão sendo lembrados nomes como o do ex-senador Garibaldi Filho, o ex-vereador Prof. Luís Carlos e nos últimos dias começou-se a falar também na vereadora Ana Paula Protásio.

Ana Paula tem forte atuação política na zona sul de Natal e uma eventual candidatura a vice-prefeita faria seu esposo, ex-vereador Júlio Protásio, voltar a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal.

Justiça Federal do RN considera inconstitucional taxa de uso de terrenos de marinha

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte considerou nesta segunda-feira (10) inconstitucional a cobrança da taxa de ocupação de terrenos de marinha no litoral brasileiro. A decisão foi proferida pelo juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino. A liminar não é definitiva, e a União pode recorrer.

Os terrenos de marinha estão localizados na faixa de 33 metros a partir da linha de maré alta, onde estão localizadas as praias e margens de lagos e rios. Os locais só podem ser ocupados com autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), mediante pagamento de uma taxa anual.

AÇÃO

A questão foi decidida em um processo que pede a anulação de uma dívida com o governo federal pela falta de pagamento da taxa pela ocupação de um imóvel.

Na decisão, o magistrado citou que há “insegurança jurídica” sobre a demarcação dos terrenos de marinha, cujos limites levam em conta informações da época imperial do Brasil.”A caracterização do terreno de marinha tem como materialidade a dificílima definição da linha da preamar médio de 1831 para cada centímetro do litoral brasileiro, um dado técnico inexistente e rigorosamente impossível de ser recuperado, à míngua de registros históricos seguros”, afirmou.

O juiz também citou que a União “explora financeiramente” os terrenos.

“É necessária uma interpretação no mínimo hipócrita para afirmar pela possibilidade de resgate histórico dessa linha do preamar médio de 193 anos atrás, em cada átimo de um litoral gigantesco como o brasileiro, a partir de registros históricos escassos e imprecisos pela falta, à época, de equipamentos sofisticados que permitissem uma segura análise”, completou.

PEC

A decisão foi assinada em meio à discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro para estados, municípios e a iniciativa privada.

Agencia Brasil