De 23 a 26 de janeiro, a Pinacoteca Potiguar e o Teatro Alberto Maranhão (TAM) serão palco dos “Encontros Petrobras de Música Armorial”, evento que integra a Mostra Armorial 50. A programação gratuita celebra o legado do movimento cultural fundado por Ariano Suassuna e presta uma homenagem ao potiguar Antonio Madureira, conhecido como Zoca, um dos maiores expoentes da Música Armorial. A retirada de ingressos para os eventos musicais pode ser feita pelo Sympla.
O evento busca recriar a atmosfera do Movimento Armorial, que une música erudita e popular com referências aos folguedos tradicionais nordestinos. Regina Rosa de Godoy, idealizadora da Mostra e coordenadora dos encontros, explica: “Queremos honrar o legado de Antonio Madureira e Ariano Suassuna, destacando a riqueza cultural e as sonoridades únicas que criaram. O evento combina diferentes linguagens artísticas para resgatar e celebrar essa história.”
Programação detalhada
23 de janeiro (quinta-feira) – Lançamento de livro na Pinacoteca Potiguar
Horário: 19h
Atividade: Lançamento nacional do livro “Antonio Madureira Armorial: histórias e partituras”, de Francisco Andrade. A obra transcreve composições do repertório do Quinteto Armorial e Quarteto Romançal. O livro estará à venda por R$ 80, junto a outras publicações do autor.
24 de janeiro (sexta-feira) – Espetáculo no TAM
Horário: 19h
Atividade: Show cênico-musical “A Mãe Essência”, com Leticia Torança e o Grupo Aralume. A performance mistura música instrumental, poesia e projeções visuais, trazendo interpretações de obras de Antonio Madureira e Ariano Suassuna, além de Canto do Pagé, de Heitor Villa-Lobos.
25 de janeiro (sábado) – Homenagem no TAM
Horário: 19h
Atividade: Espetáculo de Antúlio Madureira, que homenageia seu irmão Antonio Madureira. A apresentação mistura ritmos como caboclinho, maracatu e ciranda, combinando elementos eruditos e populares.
26 de janeiro (domingo) – Dança no TAM
Horário: 19h
Atividade: O Grupo Garcez Experimental de Dança apresenta “Não Sei, Só Sei Que Foi Assim”, uma releitura poética do legado de Ariano Suassuna. O espetáculo explora o sertão nordestino, combinando dança, música e tradição.
A Mostra Armorial 50 tem como objetivo preservar e promover o legado do Movimento Armorial, criado para enaltecer a cultura nordestina. Além de exaltar Antonio Madureira, natural de Macau (RN), o evento busca oferecer experiências sensoriais que conectem o público à riqueza da música e da dança armorial.
O evento é patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Rouanet. A produção é assinada pela R. Godoy Cultura, com apoio do Governo do RN, Fundação José Augusto e instituições como UFPE e InterTV.
Serviço: Encontros Petrobras de Música Armorial
•Local: Pinacoteca Potiguar (Cidade Alta) e Teatro Alberto Maranhão (Ribeira)
•Datas: 23 a 26 de janeiro de 2025
•Horário: Sempre às 19h
•Entrada: Gratuita, com retirada pelo Sympla.
•Ingressos: Sympla – Encontros Petrobras de Música Armorial