
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que os registros de atropelamentos em Natal tiveram redução de 65% na comparação entre 2024 e 2025. Segundo o órgão, o número de ocorrências caiu de 60 para 21 no período analisado.
Os dados também apontam redução nos casos fatais. De acordo com a STTU, o número de mortes envolvendo pedestres passou de 16 para 8 registros.
Para a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, os resultados estão relacionados a ações integradas realizadas pelo município.
“A redução é resultado de ações integradas entre engenharia de tráfego, fiscalização, campanhas educativas e maior conscientização da população”, afirmou.
A divulgação dos números ocorre durante a programação do Maio Amarelo, campanha voltada à conscientização sobre segurança no trânsito.
Nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), a Prefeitura do Natal promove ações educativas na Avenida Felizardo Moura, nas proximidades da Compal, trecho considerado de grande circulação de veículos e pedestres.
Segundo a STTU, a mobilização tem como foco orientar a população sobre o funcionamento do semáforo inteligente com botoeira, equipamento utilizado para ampliar a segurança na travessia de pedestres.
O dispositivo permite que o cidadão acione o sistema semafórico para solicitar tempo adequado de travessia em vias de tráfego intenso.
Durante a ação educativa, equipes da secretaria realizam abordagens com motoristas e pedestres, além da distribuição de materiais informativos sobre respeito à faixa de pedestres e travessia segura.
A STTU avalia que iniciativas voltadas à educação no trânsito e à adaptação da infraestrutura urbana têm contribuído para a redução de sinistros envolvendo pedestres na capital potiguar.











