
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh), em Natal, inicia nesta quarta-feira (9) sua programação especial em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A agenda, que segue até o dia 15 de outubro, inclui palestras educativas, rodas de conversa, exames de mamografia e atendimentos clínicos, com expectativa de beneficiar cerca de 300 mulheres.
O evento será aberto com a reunião científica Aspectos Gerais do Câncer de Mama, às 7h30, e culmina no dia 15 com um grande mutirão de atendimentos. O público-alvo são mulheres a partir de 40 anos, residentes em qualquer cidade do Rio Grande do Norte. Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio via WhatsApp, pelo número (84) 99689-3735.
Durante o mutirão, serão oferecidos consultas, mamografias e orientações sobre autocuidado, tudo de forma gratuita. Para o atendimento, as pacientes devem apresentar RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e, se tiverem, exames anteriores como mamografias, ultrassons ou biópsias.
De acordo com Samuel Nobrega de Aquino, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem da maternidade, a ação pretende “reforçar a importância do autocuidado e do acompanhamento médico regular, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde, com foco na redução dos índices da doença”.
Além dos serviços clínicos, a programação traz uma série de atividades educativas, abordando temas como o autoexame das mamas, a importância da mamografia, fatores de risco, hábitos de vida saudáveis e sinais de alerta.
A médica ginecologista Uianê da Câmara Pinto Azevedo destaca que o conhecimento é um dos principais aliados na luta contra o câncer de mama:
“Entre os principais benefícios do diagnóstico precoce estão as maiores chances de cura, tratamentos menos agressivos e melhora na qualidade de vida durante e após o tratamento”.
A campanha também enfatiza a necessidade de um tratamento personalizado, que leve em consideração as características de cada paciente, garantindo melhores resultados com menor impacto à saúde.
Ações simbólicas e mobilização digital
Durante a campanha, a MEJC será iluminada com luzes cor-de-rosa como forma de sensibilização. Além disso, a unidade realizará ações informativas nas redes sociais e nos canais internos da instituição, com vídeos, depoimentos e orientações sobre cuidados com a saúde feminina.
Dados preocupantes e a importância da prevenção
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, correspondendo a 30% dos novos diagnósticos por ano. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.
Empresa é condenada a pagar estabilidade a funcionária que perdeu bebê após demissão













