Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano, diz Elon Musk - O Poti News

Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano, diz Elon Musk

Elon Musk, dono da SpaceX, do X, da Neuralink e da Tesla. Foto: Mark Brake/Getty Images.

No último domingo (28), Elon Musk, fundador da Neuralink, anunciou que a primeira intervenção humana com o implante de chips cerebrais da startup ocorreu com sucesso, e o paciente está se recuperando positivamente. A revelação foi feita por meio de uma postagem na plataforma X, ontem (29), na qual Musk destacou resultados iniciais promissores na detecção de picos de neurônios.

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu autorização à Neuralink no ano passado para realizar seu primeiro ensaio clínico em humanos. Denominado “Telepatia”, o estudo busca avaliar a funcionalidade da interface que possibilita que indivíduos com tetraplegia controlem dispositivos por meio do pensamento.

O foco do estudo está em pacientes com tetraplegia decorrente de lesão na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA). O objetivo é permitir que essas pessoas controlem um cursor ou teclado de computador utilizando apenas seus pensamentos.

Em setembro de 2023, a Neuralink recebeu aprovação de um conselho de revisão independente para iniciar o recrutamento de participantes para o teste em humanos de seu implante cerebral. Embora o número exato de participantes não tenha sido divulgado, a empresa estima que o estudo terá uma duração de aproximadamente seis anos.

Musk vai começar a testar seus chips cerebrais

A Neuralink estava em negociações com a FDA para implantar o dispositivo em inicialmente dez pacientes, mas o número foi ajustado devido a preocupações de segurança levantadas pela agência. No entanto, o resultado final da aprovação da FDA para o número de participantes não foi divulgado.