Nível do Guaíba avança 18 centímetros em 14 horas - O POTI

Nível do Guaíba avança 18 centímetros em 14 horas

Repique da cheia já era esperado como uma consequência do escoamento da água do interior do estado. Foto: EBC.

Entre a tarde de segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14), o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, subiu 18 centímetros, atingindo a marca de 5,19 metros às 5h15 de hoje.

Esse aumento representa uma elevação em relação à última medição realizada na tarde de segunda-feira, que apontava 5,01 metros. Com esse novo registro, o Guaíba está agora mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros) e da cota de alerta (2,5 metros).

Esse avanço da cheia devido ao escoamento das águas do interior do estado já era esperado, especialmente após as chuvas registradas no final de semana em áreas onde estão localizados os rios dos Sinos, Caí, Gravataí, Jacuí e Taquari.

As projeções feitas por órgãos como a Defesa Civil, o governo estadual e especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sugerem que o nível do rio pode continuar a subir, possivelmente ultrapassando o recorde anterior. Esse recorde foi registrado no início deste mês, quando o rio alcançou 5,33 metros, a maior marca desde que o monitoramento dos níveis do Guaíba começou em 1939, superando a grande cheia de 1941, que atingiu 4,75 metros.

O número de mortes relacionadas às chuvas desde a semana passada aumentou para 147, afetando 447 municípios. O número de feridos é de 806, com 127 pessoas ainda desaparecidas. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, com mais de meio milhão desalojadas e quase 81 mil pessoas abrigadas. Desde o início das operações de socorro, foram resgatadas mais de 76 mil pessoas e mais de 10 mil animais.