
O antigo Cine Panorama, localizado no bairro das Rocas, em Natal, está passando por um processo de restauração e deve se tornar o primeiro cinema público do estado. O espaço, fechado há mais de 30 anos, recebeu nesta sexta-feira (15) a visita da governadora Fátima Bezerra e da ministra da Cultura Margareth Menezes, que acompanharam o andamento das obras.
O projeto é conduzido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), e integra ações voltadas à recuperação do patrimônio histórico e ao fortalecimento do setor audiovisual potiguar.
Durante a visita, a governadora destacou o caráter simbólico da reabertura do espaço e o impacto para o audiovisual local.
“É uma parceria que tem um simbolismo do ponto de vista histórico, porque nós estamos restaurando um dos últimos cinemas de rua que existiam em Natal. É uma demonstração clara de que este novo espaço público vai contribuir para iluminar, fomentar e incentivar cada vez mais o audiovisual em nosso estado e pelo Nordeste afora”, disse.
O processo de reativação do equipamento começou em fevereiro de 2025, com decreto de utilidade pública para desapropriação do imóvel. A aquisição do prédio custou R$ 935 mil, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Já os equipamentos de projeção serão viabilizados por meio de emenda parlamentar.
A ministra da Cultura ressaltou que a iniciativa também deve gerar impacto econômico na região.
“É um lugar de benefício para a vida das pessoas, de geração de emprego e renda para a população local. A função da arte e da cultura é fazer o bem e beneficiar as pessoas”, comentou.
Inaugurado em 1967, o Cine Panorama foi um dos principais cinemas de rua da capital potiguar, com a primeira exibição do filme “007 contra o Satânico Dr. No”. O espaço funcionou até o início dos anos 1990, foi posteriormente utilizado como templo religioso e encerrou definitivamente suas atividades nos anos 2000.
Segundo a secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, o projeto busca recuperar a memória do audiovisual e democratizar o acesso ao cinema. Atualmente, Natal possui 21 salas de exibição, todas localizadas em centros comerciais.
Ela informou ainda que a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2026. O projeto inclui restauração da estrutura, modernização de sistemas elétrico e sanitário, climatização, acessibilidade e reforma de 350 poltronas originais.
Após a entrega, o governo prevê lançar edital para gestão compartilhada do espaço, com programação voltada a exibições cinematográficas, formação de público e ações educativas.
Natal sedia Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim a partir desta sexta-feira











