Onda de calor deve atingir o Brasil e provocar recordes de temperatura em estados - O Poti News

Onda de calor deve atingir o Brasil e provocar recordes de temperatura em estados

Brasil terá um dos setembros mais quentes da história. Foto: Getty Images.

Segundo previsões do Metsul Meteorologia e do Climatempo, o Brasil deve ser atingido por uma onda de calor acima do normal nas últimas semanas do mês de setembro. Especialistas alertam sobre chances reais de recordes de temperatura em alguns estados brasileiros e um calor que pode acarretar em risco à vida. 

Um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias no território brasileiro, possibilitando o avanço da onda de calor. A massa de ar quente deve cobrir boa parte do território nacional ainda nos próximos dias, fazendo com que cidades registrem temperaturas acima dos 40°, podendo atingir 45° e com sensação térmica ainda superior. 

Cidades das regiões Norte e Centro Oeste, além do interior de estados litorâneos como São Paulo, Bahia, Piauí e Minas Gerais, são as mais propícias a registrarem temperaturas acima de 40° e a população deve acender um alerta quanto aos riscos de saúde, já que o calor excessivo causa abafamento, desidratação e insolação. 

Já na região Sul, que atualmente lida com problemas relacionados ao ciclone que devastou o Rio Grande do Sul, a previsão é de mais temporais. 

Mapa da Metsul Meteorologia demonstra altas de calor em quase todas as regiões do país. Foto: Metsul Meteorologia.