O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou a operação Gol Contra, que investiga um possível esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol visando lucros ilícitos em apostas esportivas. A operação envolveu mandados de busca e apreensão nas cidades de Ceará-Mirim e Rio Branco, no Acre. Pelo menos seis pessoas estão sob suspeita de envolvimento até o momento.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Ceará-Mirim e dois em Rio Branco. As acusações incluem crimes contra a incerteza do resultado esportivo, conforme previsto na Lei Geral do Esporte, e associação criminosa.
Segundo o MPRN, há evidências de que alguns apostadores se beneficiam por participarem diretamente ou possuírem informações privilegiadas, além de aliciadores que oferecem valores ao corpo técnico das equipes envolvidas para obter resultados fraudados. Também há jogadores supostamente envolvidos, além de dirigentes ou técnicos coniventes ou envolvidos no esquema. O suposto esquema é denominado “Mercado Bet”.