Operadora do Porto Ilha pretende expandir atuação com Cluster Naval no RN - O Poti News

Operadora do Porto Ilha pretende expandir atuação com Cluster Naval no RN

O projeto pretende criar uma plataforma de serviços para apoio constante à indústria offshore no Porto Ilha. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (7), a Intermarítima, empresa com mais de 35 anos de experiência em operações portuárias na região Nordeste, apresentará ao mercado uma iniciativa que promete impulsionar a indústria marítima e energética do Rio Grande do Norte. O lançamento do Cluster Tecnológico Naval do RN acontecerá no auditório Albano Franco, na FIERN, a partir das 14h, reunindo representantes de diversas empresas e instituições interessadas no desenvolvimento do setor.

A Intermarítima, em parceria com outras empresas como a Navenor e a 3R Petroleum, quer unir forças para incluir novos negócios que têm o mar como ambiente propício. Valmir Araújo, diretor executivo da Intersal, afirma que a participação da Intermarítima no Cluster possibilitará novas operações e a ampliação dos negócios, especialmente no transporte e na manutenção de parques eólicos offshore.

Com a aproximação da Fiern, nossos diretores participaram de uma comitiva que foi à Inglaterra conhecer a indústria eólica offshore. Como integrantes do Cluster, vamos poder oferecer o apoio da estrutura do Porto Ilha para transporte e manutenção das torres dos parques marítimos“, explica Araújo.

O projeto pretende criar uma plataforma de serviços para apoio constante à indústria offshore no Porto Ilha, reduzindo as distâncias de navegação e manutenção das torres em alto mar. Além disso, é buscado o fortalecimento da indústria de geração de energia em alto mar, em colaboração com o porto de Caiçara do Norte.

Desde que assumiu a operação do Porto Ilha em novembro de 2022, o Intersal tem investido na eficiência do terminal, com um aporte inicial de R$ 100 milhões nos primeiros cinco anos. A previsão é de que, nesse período, a quantidade de sal movimentado pelo porto seja duplicada, passando de dois milhões para quatro milhões de toneladas por ano, com capacidade para chegar a seis milhões de toneladas anuais.

Localizado a 14 milhas náuticas de Areia Branca, o Porto Ilha atualmente conta com três salineiras como usuárias, além de operar o Terminal Portuário Intersal em Areia Branca. Este terminal oferece suporte desde o continente para o Porto Ilha e outros negócios da região, incluindo infraestrutura de oficinas e uma área de estaleiro para manutenção naval.

Empresas e instituições interessadas em fazer parte do Cluster Tecnológico Naval do RN podem se inscrever através do site. Para participar do evento de lançamento, os interessados podem contatar pelo e-mail executivo@clusterdomar.org.br.