
A Paleontologia, uma área do conhecimento que abrange desde a geologia até a biologia para explorar a vida em épocas remotas da Terra, foi o foco do evento Paleo Potiguar, a ser realizado de 20 a 22 de março. A iniciativa ocorrerá no Museu Câmara Cascudo e no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia (LPP) da UFRN e o Grupo de Pesquisa DInOLab.
O evento, que integra as festividades do Dia do Paleontólogo, comemorado em 7 de março, promove uma série de palestras voltadas para estudantes de graduação, além de oficinas gratuitas abertas ao público, incluindo crianças. Entre os temas abordados estiveram as semelhanças e diferenças entre Arqueologia e Paleontologia, a megafauna da América do Sul, dinossauros e pterossauros, e a Revolução Marinha no Mesozóico.
As palestras para os graduandos ocorrem nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Já no sábado (22), o Museu Câmara Cascudo possui programação aberta ao público, com três oficinas que se repetirão durante a manhã e o período da tarde. As atividades, intituladas “Quero Ser um Paleontólogo”, “Paleoarte em Ilustração” e “Paleoarte em porcelana fria”, foram projetadas para tornar a Paleontologia acessível e interativa, valorizando o patrimônio fossilífero do Rio Grande do Norte.
As inscrições para as oficinas são gratuitas, e mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site do Museu Câmara Cascudo, em www.mcc.ufrn.br.
IFRN prorroga inscrições para cursos superiores e amplia oferta de vagas para 2025; confira