Palestina x Israel: entenda o conflito - O POTI

Palestina x Israel: entenda o conflito

As bandeiras da Palestina e de Israel. Foto: Reprodução.

O professor de história Henrique Lucena se juntou aO POTI para esclarecer algumas dúvidas acerca da guerra entre Israel e Palestina, que ganhou um novo capítulo no sábado (7) quando o grupo terrorista Hamas invadiu o estado judeu.

De acordo com o professor, tudo começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o território que hoje abriga Israel era colônia da Inglaterra e se vivia à sombra do holocausto que dizimou milhares de judeus, entre os anos 30 e 40.

Com isso, o povo judeu decidiu voltar a sua “terra original”, ou, pelo menos, a terra dada por Deus a ele, conforme o antigo testamento da Bíblia Sagrada. Contudo, o território já era habitado pelo povo palestino-árabe.

“Árabes e judeus, inclusive do ponto de vista teológico, são irmãos. Enquanto os judeus são descendentes de Abraão e Isaque, os palestinos são descendentes de Abraão e Ismael”, explica Henrique.

O professor esclarece que os judeus e os palestinos vivem uma situação muito difícil já que quando o Estado de Israel foi criado, em 1948, a cidadania do povo palestino foi completamente ignorada. Na época, muitos países declararam ser contra a criação do novo estado judeu, que se manteve firme e hoje é uma potência militar.

Do outro lado, estão a sociedade civil palestina e diversos grupos terroristas, como o Hezbollah, que tenta entrar na guerra pela fronteira de Israel com a Líbia, e o Hamas, responsável pelos ataques que vêm acontecendo nos últimos três dias.

Enquanto isso, de acordo com o historiador, a população judaica se apropria dos poucos poços de água e pedaços de terras férteis que existem na área. Ele cita ainda a situação difícil da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas em situação precária.

Ele lembra ainda que há interesses de terceiros, como é o caso do Estados Unidos e da Europa, por causa do petróleo produzido na região.

Assista a explicação do professor Henrique Lucena sobre o conflito entre Israel e Palestina: