Parnamirim: Centro Cultural Trampolim da Vitória sedia Caravana Espacial para observação do eclipse; saiba como participar - O Poti News

Parnamirim: Centro Cultural Trampolim da Vitória sedia Caravana Espacial para observação do eclipse; saiba como participar

CCTV parnamirim
Foto: Ney Douglas.

O projeto Caravana Espacial se prepara para uma missão única durante o Eclipse Solar Anular 2023, um fenômeno astronômico espetacular que se desenhará nos céus brasileiros como um “anel de fogo”. Este evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e outras instituições. As atividades terão início nesta segunda-feira, 9, e culminarão com a observação do eclipse em 14 de outubro, das 10h às 18h, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), localizado no antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim.

A principal missão da Caravana Espacial durante este evento é proporcionar à população a oportunidade de observar o eclipse com segurança e orientação de profissionais da área aeroespacial. Além disso, o programa inclui sessões de planetário, oficinas e demonstrações de experimentos, todos acessíveis gratuitamente.

No local, o projeto Caravana Espacial ocupará um estande juntamente com outro projeto de divulgação científica aeroespacial da UFRN, o Cometa Nordestino. Juntos, eles conduzirão atividades educativas com o intuito de explicar conceitos relacionados ao Eclipse Solar, demonstrar princípios físicos por meio de experimentos no estande, distribuir adesivos alusivos à missão 13 da Caravana e realizar sorteios de brindes. Vale destacar que esta será a décima terceira vez que a Caravana visitará um município do Nordeste Brasileiro.

Além da observação do eclipse em 14 de outubro, a programação relacionada ao Eclipse Solar Anular inclui palestras e atividades educacionais que acontecerão até o dia 11, com palestras simultâneas nos Campi Central da UFRN e do IFRN. Estas palestras serão ministradas por membros dos projetos Caravana Espacial e Cometa Nordestino.

Como participar?

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, proporcionando uma oportunidade única para aprender mais sobre as Ciências Espaciais.

O Caravana Espacial convida entusiastas de todas as idades para aproveitar um dia dedicado a contemplar as belezas dos fenômenos celestes.

Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados na página oficial da AEB.

Leia mais:

Caicó é uma das melhores cidades do Brasil para observar o eclipse solar de 14 de outubro

Eclipse solar: saiba onde observar o fenômeno na Grande Natal