Parnamirim: Taveira exonera cargos indicados por Kátia Pires - O POTI

Parnamirim: Taveira exonera cargos indicados por Kátia Pires

O prefeito Rosano Taveira exonerou todos os cargos comissionados indicados por Kátia Pires em retaliação ao posicionamento político da atual vice-prefeita.

Kátia Pires, que é pré-candidata à prefeitura de Parnamirim, não aceitou a imposição do nome do apresentador Salatiel de Souza como candidato do grupo liderado por Taveira.

Em recente entrevista concedida por Kátia Pires, ao jornalista Gilson Moura da Rádio Liberdade de Parnamirim, ela declarou que “ não tem como caminhar com um candidato que foi condenado em três processos”, se referindo a Salatiel de Souza que foi condenado por corrupção no processo da Operação Impacto na época em que era vereador de Natal.

O posicionamento de Kátia irritou Taveira que ontem mandou exonerar todos os cargos comissionados indicados pelo grupo da vice-prefeita.

Taveira não conseguiu dobrar Kátia Pires

No grupo liderado por Rosano Taveira existiam muitos pré-candidatos à prefeitura de Parnamirim, mas por não conseguirem resistir as pressões foram cedendo e se unindo ao projeto de Salatiel de Souza.

Os vereadores Vavá Azevedo e Irani Guedes foram os primeiros a desistirem de suas candidaturas para aceitar a escolha de Taveira por Salatiel.

Depois, na véspera do anúncio de Taveira, veio a desistência de Homero Grec e agora mais recentemente a adesão do presidente da Câmara Municipal Wolney França.

A única que não se dobrou a vontade de Taveira foi a vice-prefeita Kátia Pires e pelo seu posicionamento foi punida com a exoneração de seus aliados sacramentando o rompimento político com o grupo do qual fazia parte até ontem.

Encontro com Ciro Nogueira

O deputado federal João Maia, que preside o Progressistas do Rio Grande do Norte, se reuniu nessa terça-feira (21) com o presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira.

Na pauta estava o processo eleitoral de 2024 e o crescimento robusto que o deputado João Maia tem proporcionado ao partido em todo o Estado.

Acompanharam João Maia o ex-deputado federal Beto Rosado e os presidentes das câmaras municipais de São Gonçalo do Amarante e de Natal, Geraldo Veríssimo e Ériko Jácome.

Mossoró: Durou pouco

A pré-candidatura do Prof. Ronaldo Garcia (PSOL) à prefeitura de Mossoró durou pouco tempo.

Depois de anunciar que seria pré-candidato a prefeito, o professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), voltou atrás e declarou que sua postulação está temporariamente suspensa.

Ronaldo Garcia afirmou que a prioridade do PSOL e da Rede Sustentabilidade será a formação e o fortalecimento de uma nominata de candidatos a Câmara Municipal da cidade.

TSE não cassa Moro, mas critica falta de teto na pré-campanha

Em sessão que durou mais de três horas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o senador Sérgio Moro (União Brasil) no cargo, nesta terça-feira (21/5). O plenário da Corte Eleitoral, por unanimidade, considerou improcedente os recursos apresentados pelas coligações lideradas por PT e PL.

O julgamento, entretanto, foi marcado por falas sobre a falta de clareza na legislação eleitoral para limites de gastos na pré-campanha e a necessidade de regulamentação.

Moro era alvo de ações que o acusavam de infringir a legislação eleitoral no período que antecedeu a campanha eleitoral de 2022. A principal acusação contra o senador dava conta de que ele teria cometido abuso de poder econômico devido ao alto volume de recurso aplicados no período, o que teria gerado vantagem ilícita em relação aos outros candidatos.

Por unanimidade, os magistrados afastaram a alegação, mas seguiram o entendimento apresentado pelo relator de que não há definição de um teto “claro e objetivo” na legislação ou jurisprodência para esse tipo de gasto.

Metrópoles

Campeonato Brasileiro de futebol voltará no dia 1° de junho

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (21) a retomada do Campeonato Brasileiro a partir de 1º de junho.

A competição foi suspensa no último dia 15 em virtude dos problemas enfrentados pela população do estado do Rio Grande do Sul.

Em nota, a CBF informou que a competição seguirá com a ordem atual das rodadas, ou seja, na retomada o campeonato seguirá de onde parou.