O prefeito de Natal, Paulinho Freire, confirmou que o sorteio para obtenção de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) será extinto já no início do ano letivo de 2025. A decisão foi divulgada durante uma reunião de secretariado realizada nesta quarta-feira (8), no Palácio Felipe Camarão, onde também foram apresentados planos de austeridade e um cronograma de inaugurações para o primeiro semestre.
A gestão municipal estabeleceu como prioridade para os primeiros 120 dias de governo a contenção de despesas, com foco em manter a capacidade de investimento e cumprir os compromissos com servidores e fornecedores. Para isso, cada pasta deverá implementar medidas de controle e redução de gastos, buscando uma diminuição de pelo menos 20% nas despesas.
Entre as áreas a serem revisadas estão contratos de terceirização, aluguéis e despesas consideradas não essenciais. Segundo o prefeito, as medidas devem gerar uma economia de até R$ 6 milhões por mês.
“Estamos trabalhando para que a Prefeitura alcance o equilíbrio fiscal para poder investir, oferecer um serviço de qualidade para a população e manter suas obrigações perante o funcionalismo em dia. Todos os secretários já saem daqui com a responsabilidade de promover esse enxugamento da máquina, e vou cobrar resultados”, afirmou Paulinho Freire.
Além das medidas de austeridade, o prefeito apontou a necessidade de modernizar e informatizar os processos administrativos da Prefeitura, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e reduzir custos. “Nossa ideia é acabar com o uso do papel na Prefeitura em um curto espaço de tempo. Isso é uma medida sustentável, que gera economia e impacta positivamente o natalense, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes às demandas”, pontuou Freire.
A reunião contou com a presença de todos os secretários municipais e gestores de órgãos.
Medidas anunciadas pela Prefeitura de Natal
- Extinção do sorteio para vagas nos CMEIs em 2025.
- Revisão de contratos de terceirização, aluguéis e despesas não essenciais.
- Redução de pelo menos 20% das despesas em cada pasta.
- Economia projetada de até R$ 6 milhões por mês.
- Informatização dos processos administrativos com eliminação do uso de papel.
- Modernização do atendimento ao cidadão para maior agilidade e eficiência.
Paulinho Freire anuncia 14 novos adjuntos de Secretarias; saiba quem são