Pesquisa da Abrasel no RN revela que 86% dos bares e restaurantes do RN esperam faturar mais no Carnaval 2024 - O Poti News

Pesquisa da Abrasel no RN revela que 86% dos bares e restaurantes do RN esperam faturar mais no Carnaval 2024

Empresários do setor de Bares e Restaurante decidiram abrir suas portas durante o Carnaval 2024. Foto: Regério Vital.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel RN), entre os seus 817 associados, revelou uma expectativa positiva para o segmento durante o carnaval 2024. Dos estabelecimentos entrevistados, 77% afirmaram que pretendem abrir durante o período festivo e esperam superar os lucros de 2023. 86% esperam ter aumento de faturamento, 10% acreditam faturar o mesmo do ano passado e apenas 4% avaliam faturar menos do que em 2023. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 17%. Se comparado a um fim de semana habitual, o aumento esperado é de 24%.

As informações também indicam sobre o grau de importância do carnaval para o setor: 33% dos estabelecimentos que vão abrir dizem que a data é extremamente importante ou muito importante no faturamento. Para 24% é mais ou menos importante, para 25% é pouco importante e 18% dizem que impacto não é importante.

De acordo com o presidente da Abrasel, Paolo Passariello, a expectativa positiva para o setor em função da data é reflexo do cenário econômico favorável no Rio Grande do Norte, especialmente em Natal.

“O sentimento é de otimismo, bares e restaurantes vão abrir durante os festejos de Carnaval e esperam aumento no faturamento. Além disso, nas cidades onde temos programações confirmadas, bares e restaurantes são essenciais como pontos de encontro, pontos de prévia e até no pós-festa. Além do otimismo com o Carnaval, a pesquisa também mostrou números muito positivos em relação a dezembro, sendo o mês com o maior número de negócios operando com lucro de 2023”, afirma Paolo.

O levantamento indica ainda, que o número de empresas operando em prejuízo em dezembro foi de 13%, 10% a menos que em novembro, uma informação positiva diante de um mês atípico, com pagamento de 13º salário. Os dados apontam ainda que 39% ficaram em equilíbrio e 48% tiveram lucro em dezembro (23% a mais em relação a novembro).

“Esses dados se refletem em todo o estado, principalmente as programações de nossos associados em Pirangi, Pipa, Barra de Cunhaú e nos grandes polos que terão programação na grande Natal”, completa o presidente.

A pesquisa foi realizada com empresários associados de todo o Rio Grande do Norte entre os dias 15 e 22 de janeiro.