Pesquisa da UFRN recruta voluntários com depressão para testar novo tratamento - O Poti News

Pesquisa da UFRN recruta voluntários com depressão para testar novo tratamento

O objetivo da pesquisa é avaliar a cetamina como uma opção de tratamento. Foto: José Cruz/EBC.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está conduzindo uma pesquisa para investigar a eficácia da cetamina como alternativa de tratamento para pacientes com depressão resistente a terapias convencionais. O estudo é realizado em colaboração entre o Departamento de Fisiologia e Comportamento (DFS) do Centro de Biociências (CB), o Instituto do Cérebro (ICe) e o Departamento de Psiquiatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

Para participar da pesquisa, os interessados podem se voluntariar enviando um e-mail demonstrando interesse, e as instruções detalhadas serão fornecidas pela equipe de pesquisa. O corpo de pesquisadores é composto pelos professores Dráulio de Araújo e Fernanda Fontes (ICe/UFRN); Nicole Galvão (DFS/CB/UFRN); Patrícia Cavalcanti e Emerson Arcoverde, do Departamento de Psiquiatria do Huol.

O tratamento oferecido é gratuito e tem uma duração de nove semanas, com administração semanal de cetamina. Cada sessão, com uma média de duas a três horas, inclui a aplicação subcutânea da substância na região do abdômen.

Além da administração da cetamina, o estudo inclui a coleta de dados clínicos e a realização de exames de sangue para investigar possíveis alterações de moléculas relacionadas à depressão. Adicionalmente, um protocolo de psicoterapia está sendo aplicado aos participantes do estudo.