Pesquisa investiga ansiedade e depressão em gêmeos; irmãos podem participar na UFRN - O POTI

Pesquisa investiga ansiedade e depressão em gêmeos; irmãos podem participar na UFRN

Pesquisa investiga fatores genéticos nos transtornos. Foto: GETTY.

Uma pesquisa nacional com a participação do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências (Psicob/CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), busca investigar como os hábitos de sono, de alimentação e de atividade física afetam sintomas de ansiedade e de depressão em gêmeos adultos.

Para participar e colaborar com a pesquisa, irmãos gêmeos podem preencher o formulário até dezembro de 2025. Podem participar gêmeos fraternos ou idênticos maiores de 18 anos, sem necessidade de um diagnóstico de ansiedade ou depressão. Os candidatos devem preencher os questionários individualmente. Ao completar, ambos irão receber informações e dicas sobre seus hábitos de sono.

O objetivo do projeto é avançar na área da saúde mental por meio da compreensão dos sintomas comuns de ansiedade e depressão, e do papel da genética e do estilo de vida no desenvolvimento dos transtornos. “Identificar as características que têm o maior impacto nessas condições pode direcionar intervenções mais eficazes e estratégias de prevenção. Portanto, há uma necessidade urgente de pesquisas  dedicadas a preencher essas lacunas de conhecimento”, explica Stephania Gomes, doutoranda do Psicob que lidera o estudo na UFRN.