Conheça o Jogoparto: programa de computador que auxilia mães durante a gravidez - O Poti News

Conheça o Jogoparto: programa de computador que auxilia mães durante a gravidez

Pesquisadores da UFRN criaram o jogo que já possui registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

O programa será disponibilizado por meio de um link e senha em uma plataforma online. Foto: Freepik.

Um novo programa de computador, denominado Jogoparto, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o objetivo de auxiliar mulheres em trabalho de parto, gestantes em pré-natal e puérperas. O software, que recebeu registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), utiliza o formato de um jogo de amarelinha para tornar o processo mais acessível e envolvente.

O estudo, conduzido por Ana Paula Ferreira de Souza, Simone Pedrosa Lima e Alexandre Jackson de Morais Gamado, todos ligados à Escola de Saúde da UFRN, contou com a participação de especialistas na área e se concentrou em cinco áreas essenciais:

  • Orientações,
  • Linguagem (com influência do Cordel),
  • Aspectos lúdicos (desenhos e cores),
  • Métodos não farmacológicos de alívio da dor,
  • Períodos do parto.

Segundo os pesquisadores, o Jogoparto busca promover, de maneira educativa e lúdica, a autonomia e o protagonismo das mulheres nas boas práticas de parto e nascimento. Para isso, o programa adota uma linguagem baseada no cordel, que é caracterizada por sua informalidade e acessibilidade, e utiliza botões intuitivos para facilitar a interação, tornando-o inclusivo independentemente do nível de instrução das gestantes.

O programa será disponibilizado por meio de um link e senha em uma plataforma online, o que permitirá que seja acessado em aparelhos móveis e computadores conectados a monitores ou telas de televisão, garantindo a conveniência e eficácia na utilização por parte das gestantes e puérperas.