Petrobras anuncia sucesso nas pesquisas com óleo vegetal em refinarias - O Poti News

Petrobras anuncia sucesso nas pesquisas com óleo vegetal em refinarias

Resultados são inovadores para a indústria dos combustíveis. Foto: Divulgação/Petrobas.

presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou que os testes com óleo vegetal a nível industrial foram um sucesso. O presidente classificou o resultado como “disruptivo”, comparando a sua importância para a indústria dos combustíveis com a importância da internet para as comunicações. 

Através das suas redes sociais, Prates afirmou: “É inovação e transição energética combinadas, em benefício do Brasil. É a Petrobrás voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global”.

Ex-senador pelo Rio Grande do Norte e atual presidente da companhia, Jean Paul Prates comemorou o sucesso dos testes. Foto: Divulgação/Petrobras.

Até então, as pesquisas ainda estavam em nível laboratorial, mas ensaios realizados na Refinaria Riograndense, no Rio Grande do Sul, demonstraram que é possível produzir derivados feitos geralmente com petróleo, mas utilizando óleo vegetal e renovável. 

Entre os derivados e combustíveis produzidos, estão óleo leve e pesado renovável, bio-GLP, produtos com aplicação nas indústrias de borracha sintética, nylon e PVC, além da possibilidade da formulação de gasolina renovável e de alto desempenho.

Agora, a Petrobras planeja modernizar a unidade de Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) da refinaria Riograndense, permitindo operar o local como a primeira biorrefinaria do Brasil. Além disso, a empresa buscará licenciar e patentear os produtos.