Petrobras instala sensor para medições de vento no litoral do Rio Grande do Norte - O Poti News

Petrobras instala sensor para medições de vento no litoral do Rio Grande do Norte

Ceará e Espírito Santo também receberão equipamentos para avaliação do potencial de instalação de projetos eólicos. Foto: Agência Petrobras.

A Petrobras concluiu a instalação de um sensor Light Detection and Ranging (LiDAR) no campo de Pescada, localizado no Rio Grande do Norte. O dispositivo de última geração é capaz de medir variáveis meteorológicas, incluindo a velocidade e direção do vento.

O propósito do instrumento é fornecer medições precisas, fundamentais para o desenvolvimento de projetos eólicos offshore. A Petrobras planeja estender a implementação do LiDAR para outros locais estratégicos nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo, totalizando seis unidades.

Instalar sensores em nossas plataformas agiliza e diminui os custos para o mapeamento do potencial eólico da região definida. Os dados obtidos com essas campanhas, por sua vez, auxiliarão a tomada de decisão sobre a implantação de projetos”, afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

O LiDAR opera por meio de feixes de laser que medem a velocidade e direção do vento em altitudes variando entre 10 a 300 metros. Além disso, para garantir a autonomia energética desses dispositivos, os sensores serão alimentados por módulos fotovoltaicos ou pelos sistemas de energia já presentes nas plataformas.