PF e PGR prendem oficiais da PM por omissão no 8 de janeiro - O Poti News

PF e PGR prendem oficiais da PM por omissão no 8 de janeiro

Klepter Rosa foi ouvido na CPI dos atos antidemocráticos, em junho. Foto: Marcelo Camargo / EBC

A Procuradoria Geral da República e Polícia Federal cumprem na manhã desta sexta-feira (18), mandados de prisão e apreensão contra oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, incluindo o atual comandante-geral, o coronel Klepter Rosa Gonçalves. Ao todo, além do Coronel, outros 5 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão foram efetuados pela Operação Incúria, que significa falta de cuidado ou ação. 

Os policiais, que ocupavam a cúpula da PM no dia dos anti-democráticos de 8 de janeiro deste ano, são acusados de omissão no enfrentamento aos golpistas. A ação foi movida pelo subprocurador da PGR, Carlos Frederico Santos, que coordena o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da corporação e acatada pelo relator do caso na Suprema Corte, Alexandre de Moraes. Para a PGR, os policiais deixaram de agir por terem um alinhamento ideológico com os invasores. 

Documentos e mensagens apreendidos durante as investigações, já apontavam que a PM do Distrito Federal trocava diálogos e difundia idéias de teor golpista entre si e a população, além de terem acompanhado os acampamentos que foram instalados em frente a quartéis militares, com manifestantes pedindo intervenção militar e fechamento dos poderes. A PGR diz também que a cúpula da PM tinha plena noção das proporções do 8 de janeiro. 

Segundo o Ministro da Defesa Civil, José Múcio Monteiro, as forças armadas tomarão providências sobre tudo que ficar comprovado, seja omissão ou participação nos atos por parte de militares e policiais militares acusados.

Ao todo, 7 membros da Polícia Militar estão presos na Operação: 

  • – Coronel Fábio Augusto Vieira: comandante-geral da PMDF no dia 8 de janeiro
  • – Coronel Klepter Rosa Gonçalves: subcomandante da PMDF no 8 de janeiro e atual comandante
  • – Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto: comandante do Departamento de Operações da PMDF  (estava de licença no dia do ocorrido)
  • – Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra: comandante do Departamento de Operações no 8 de janeiro 
  • – Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues: chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF no 8 de janeiro
  • – Major Flávio Silvestre de Alencar: atuou no 8 de janeiro
  • – Tenente Rafael Pereira Martins: atuou no 8 de janeiro