Cerca de 1,2 milhão de consumidores do Rio Grande do Norte poderão receber um desconto de até R$ 46 nas contas de energia de janeiro. O benefício é direcionado a clientes residenciais e rurais que consumiram menos de 350 kWh por mês em 2023, conforme a Resolução Homologatória Aneel n° 3.420/24.
O cálculo do desconto foi personalizado, levando em conta o consumo de cada cliente, e está sendo aplicado pela Neoenergia Cosern. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 21,6 milhões em bônus aos consumidores elegíveis no estado. A medida faz parte do chamado “bônus Itaipu”, resultado positivo da comercialização de energia de Itaipu pela Eletrobras.
Além do desconto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da Bandeira Verde para janeiro. Com isso, não haverá cobranças adicionais nas contas de luz, aliviando ainda mais o orçamento dos consumidores.
A escolha da Bandeira Verde reflete as boas condições para geração de energia elétrica, com equilíbrio entre oferta e demanda. Isso eliminou a necessidade de ativar bandeiras tarifárias mais caras, como a amarela ou a vermelha.