Nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), se encerra o prazo para o pagamento da taxa de licenciamento de veículos com placas finais 5 e 6, respectivamente, no Rio Grande do Norte. Segundo dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um total de 314.828 veículos, o equivalente a 20,1% da frota do estado, precisa realizar o pagamento dessa taxa.
O licenciamento é um procedimento obrigatório para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento essencial para a circulação dos veículos nas vias. Conduzir um veículo sem o CRLV constitui uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação, conforme o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o veículo pode ser apreendido e removido para o pátio do Detran.
A taxa de licenciamento no Rio Grande do Norte é de R$ 90 e está sem reajuste desde 2018. Com o pagamento da taxa de licenciamento e outros débitos obrigatórios do veículo em dia, o proprietário pode emitir o CRLV referente ao ano de 2024. Desde 2020, o CRLV é disponibilizado apenas de forma digital, podendo ser também portado pelo condutor em uma versão impressa em papel comum.
Para efetuar o pagamento dos débitos veiculares, os condutores podem acessar o Portal de Serviços do Detran/RN, onde devem fazer login, preencher CPF e senha (ou criar uma conta, caso não sejam cadastrados), selecionar a opção “Veículo” e, em seguida, “Consulta de Veículo”, informando a placa e o Renavam do veículo.
Os correntistas do Banco do Brasil também podem efetuar o pagamento por meio do aplicativo de celular, seguindo as opções:
- Pagamentos >
- Impostos e Taxas >
- Débitos de Veículos >
- Rio Grande do Norte >
- Débitos Veículos >
- Renavam >
- Placa.
Confira o calendário para pagamento do licenciamento 2024: