A seis meses do término de seus mandatos, os prefeitos das 26 capitais brasileiras cumpriram 39,1% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020. Esse dado é resultado de uma pesquisa realizada pelo g1, que analisou 1.090 compromissos assumidos pelos gestores municipais. Desses, 426 foram cumpridos integralmente.
Em Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) cumpriu 11 das 63 promessas de governo feitas durante a campanha, correspondendo a 17,4% dos compromissos. Entre as promessas não realizadas estão a construção de 11 Centros Municipais de Educação, a isenção de tributos municipais para microempreendedores individuais e a implantação de uma Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI).
Em âmbito nacional, 23,2% das promessas foram cumpridas parcialmente durante os três anos e meio de gestão, enquanto 37,6% ainda não foram realizadas. As eleições municipais deste ano estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se necessário).
As áreas com menor percentual de cumprimento de promessas são turismo e esporte, com respectivamente 3,1% e 3,2% dos compromissos realizados. Por outro lado, as áreas com maiores percentuais de cumprimento incluem economia (7,9%), administração pública (4,1%) e transparência (0,9%).
A pesquisa considera que, nos próximos seis meses, o número de promessas cumpridas ainda pode aumentar, uma vez que as administrações municipais têm até o final do mandato para implementar suas propostas.
Até 30 de junho, foram analisadas as respostas das administrações sobre o cumprimento das promessas, resultando nos seguintes números:
- Total de promessas: 1.090
- Cumpridas integralmente: 426
- Cumpridas parcialmente: 253
- Não cumpridas: 410
- Não avaliadas: 1
- Excluídas: 1