Prefeitura de Natal cria comitê de crise e reúne técnicos para debater ações contra a dengue - O Poti News

Prefeitura de Natal cria comitê de crise e reúne técnicos para debater ações contra a dengue

Reunião apresentou cronograma de ações de prevenção às arboviroses. Foto: Alex Régis/PMN.

A Prefeitura de Natal anunciou que está intensificando as ações de combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, em resposta ao aumento de 46% nas notificações dessas doenças nas primeiras semanas deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. Durante uma reunião da Câmara Técnica, liderada pelo secretário de Governo, Joham Xavier, e com a participação de diversas secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o panorama epidemiológico atual e discutiu estratégias para enfrentar esse cenário.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, pediu a colaboração entre as secretarias para prevenir a sobrecarga dos serviços de saúde, diagnosticar precocemente os casos e educar a população sobre medidas preventivas. “Estamos concentrando esforços na prevenção e controle dessas doenças”, disse Antunes.

Ministra da Saúde convoca população para o combate à dengue e anuncia investimentos de R$1,5 bilhão

Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), detalhou um plano de contingência que inclui ações como sensibilização da rede de saúde, fornecimento de assistência farmacêutica e gerenciamento de recursos humanos em áreas com maior incidência de casos.

Também foi estabelecido um gabinete de crise, composto por representantes de várias áreas da saúde, para discutir ações específicas e atualizar o Plano de Ação Municipal Emergencial para Combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

19 municípios do Rio Grande do Norte começam a aplicar vacina da dengue em fevereiro; saiba quais são

Para reforçar a conscientização da população, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) lançou uma nova campanha de mídia, veiculando mensagens educativas nas redes sociais e nos veículos oficiais da Prefeitura, com foco na eliminação de locais propícios à reprodução do mosquito.