A Prefeitura do Natal, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o edital para o processo seletivo da turma do Programa de Residência em Políticas Públicas e Inovação. O programa será encerrado com a implementação do Observatório de Direitos Humanos na cidade.
O edital é voltado para portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Graduação no Campo de Públicas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas 10 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Seis vagas para demanda aberta de ampla concorrência;
- Três vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas;
- Uma vaga para pessoas com deficiência (PcD).
Os selecionados receberão uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 2.485 durante um período de 18 meses.
O principal objetivo da Residência em Políticas Públicas e Inovação é formar especialistas nesse campo, incentivando a produção de conhecimento multidisciplinar e preparando os participantes para atuar nas áreas de consultoria e assessoria a organismos públicos ou privados.
As atividades incluirão vivências profissionais em órgãos que promovem os Direitos Humanos em Natal, elaboração de produtos vinculados à capacitação e preparação de relatórios técnicos.
As inscrições estarão abertas até o dia 8 de abril, podendo ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pelo site do Sistema Federal do gov.br. Além do preenchimento do formulário, os candidatos devem pagar uma taxa de R$50,00 e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail napp@ipp.ufrn.br até o dia 09/04/2024.
O processo seletivo será dividido em quatro etapas: homologação das inscrições, prova escrita, heteroidentificação (para candidatos negros, pretos e pardos) e resultado final. A prova escrita está marcada para o dia 15 de abril de 2024, das 8h às 11h, no Instituto de Políticas Públicas, localizado na Rua das Humanidades, Lagoa Nova, Campus Central da UFRN.