
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado por uma comitiva de ministros e parlamentares, chegou ao Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda) na manhã desta segunda-feira (24), no horário local. Lula destacou a importância da visita, que celebra os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, e promete abrir novas oportunidades de colaboração entre os dois países.
“Cheguei a Tóquio para uma visita oficial em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Aqui no Japão, terei encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos em ciência e tecnologia, saúde e educação. Uma parceria histórica que se fortalece rumo a um futuro de inovação, crescimento e novas oportunidades para nossos povos”, afirmou Lula em seu perfil no Instagram.
Esta é a quinta vez que Lula visita o Japão, sendo esta a primeira como visita de Estado. A programação da visita se estenderá até quinta-feira (27), quando o presidente seguirá para Hanói, no Vietnã, para a segunda etapa de sua viagem pela Ásia.
O Japão realiza apenas uma visita de Estado por ano, com a última ocorrendo em 2019, quando o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve no país. Desde então, a pandemia impediu novas visitas. As relações entre Brasil e Japão foram elevadas a uma Parceria Estratégica e Global em 2014, durante a visita do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.
Desde o início de 2023, com o fim das restrições impostas pela pandemia, os contatos de alto nível entre os dois países se intensificaram. Lula participou da Cúpula do G7 em Hiroshima e, em maio, o ex-primeiro-ministro Fumio Kishida fez uma visita oficial ao Brasil.
Na terça-feira (25), Lula será recebido em uma Cerimônia de Boas-Vindas no Palácio Imperial, onde se encontrará com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako. À noite, uma recepção em homenagem ao presidente acontecerá no Palácio Imperial.
A quarta-feira (26) promete ser o dia mais movimentado da visita, com reuniões com sindicatos japoneses e participação no Fórum Empresarial Brasil-Japão, que contará com a presença de empresários de diversos setores. Lula também se reunirá com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e ambos participarão da assinatura de acordos em áreas como ciência, tecnologia e energia sustentável.
Em entrevista a jornalistas japoneses, Lula expressou suas expectativas para a visita: “O Brasil e o Japão têm uma relação comercial de 11 bilhões de dólares. Eu espero dessa visita que o Japão conheça mais o Brasil. Estou levando vários ministros, sindicalistas, parlamentares. O que queremos é que a gente possa atrair mais investimentos e que o Brasil possa fazer parcerias com empresas japonesas para discutir sobretudo a questão da transição energética.”
A quinta-feira (27) será marcada por uma coletiva de imprensa e uma Cerimônia de Despedida com o Imperador Naruhito. Lula deve embarcar para Hanói ao meio-dia, horário local, com chegada prevista para as 16h, no horário vietnamita.
Com uma população nipodescendente de mais de 2 milhões de pessoas, o Brasil possui a maior comunidade desse tipo fora do Japão, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com 210 mil cidadãos. Em 2025, ambos os países celebrarão 130 anos de relações diplomáticas.
*Com informações de Agência Gov