
Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com representantes do Território Indígena do Xingu no Palácio da Alvorada. Entre os participantes estavam o Cacique Tapi Yawalapiti, Anuiá Yawalapiti e Lappa Yawalapiti, ambos coordenadores do Pontão de Culturas Indígenas, além de Juliano George Basso, coordenador da Aldeia Multiétnica.
Durante o encontro, foram abordados assuntos vitais para a região, incluindo segurança alimentar, impactos das mudanças climáticas e a valorização das culturas e identidades dos povos xinguanos. O Território do Xingu abriga uma rica diversidade, com dezesseis etnias, como Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, entre outras.
O presidente Lula manifestou seu comprometimento em visitar o Território do Xingu ainda em 2024, com o intuito de aprofundar as discussões e implementar medidas significativas para os povos indígenas. Ele também anunciou que prestará homenagens ao Cacique Raoni Metuktire, um respeitado líder Kayapó, conhecido mundialmente por sua luta em prol dos direitos indígenas.
*Com informações da Agência Gov
Lula defende modelo econômico baseado em flexibilidade e apoio ao empreendedorismo













