Representando o município de Macaíba, a professora Suely Nascimento Gonçalves, da Escola Municipal Educandário Venera Dantas Medeiros, venceu o Prêmio Educador Transformador na etapa estadual, em 1° lugar, na categoria ensino fundamental – anos iniciais, com o projeto: “Manguezal, resistência, racionalidade e sustentabilidade no contexto da educação ambiental: uma intervenção pedagógica em Macaíba/RN”
A educadora, que leciona em Mangabeira, zona rural do município, teve a concorrência de 3.460 projetos no estado do Rio Grande do Norte. O projeto vencedor é desenvolvido na unidade há cerca de dois anos pela profissional e mostra um pouco da realidade enfrentada pelas pessoas que vivem naquela localidade, além de enfatizar os problemas ambientais ali encarados.
“Ganhar esse prêmio foi uma grande honra, pois é a valorização do meu trabalho de muitos anos, é muito importante porque na comunidade que eu trabalho, nós precisamos valorizar o nosso meio ambiente, que é o nosso manguezal e essa atitude de fazer o estudo da escola com as crianças foi muito importante para o crescimento do meu trabalho. Minha expectativa futura é continuar esse projeto e ampliá-lo e, a respeito do prêmio que ganhei, pretendo dar continuidade para vencer a próxima etapa e representar minha cidade em todo o Brasil”, comentou a professora.
O prêmio é considerado o maior de educação empreendedora do pais, sendo realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, a ideia é divulgar e valorizar projetos educadores em todo o Brasil. A próxima etapa terá 189 projetos de todo Nordeste, desses 35 serão escolhidos para a disputa nacional, que vai premiar os 7 melhores projetos do País.