Nesta segunda-feira (17), a governadora Fátima Bezerra e o diretor de Operações dos Correios, Frank Carvalho de Moura, se reuniram para discutir o progresso da instalação do Centro de Distribuição Internacional no Rio Grande do Norte. O objetivo do centro é atender ao crescente volume de produtos importados no Nordeste. Atualmente, o projeto está na fase de revisão dos instrumentos necessários para contratações e parcerias, com previsão de conclusão em julho.
A implantação deste polo logístico é esperada para gerar inúmeros benefícios para a região. Entre eles, destacam-se:
- Criação de empregos diretos e indiretos
- Geração de renda para centenas de pessoas
- Disponibilização de transporte para exportação de produtos do RN e do Nordeste em aviões cargueiros no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante
“Todo apoio, de nossa parte, à consolidação desse projeto, importante para o Estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ressaltando que desde sua época como deputada federal lutava pela instalação do “Hub dos Correios” no Rio Grande do Norte. O projeto, que estava engavetado há quase uma década, foi retomado no início de 2023.
Dados recentes indicam que 25% das mercadorias importadas que chegam ao Brasil, via Correios, têm o Nordeste como destino. Frank Carvalho destacou que “um benefício imediato para a população será a redução do tempo e do custo de entrega”, devido à proximidade do novo centro internacional com os destinatários. Ele acrescentou que a nova estrutura logística fomentará novos negócios baseados em marketplaces, impulsionando as vendas pela internet.
Este será o primeiro empreendimento desse tipo no Nordeste e o quarto no Brasil, juntando-se aos centros já existentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.