Projeto "Se Essa Rua Fosse Minha" restaura mangue com plantio de mudas e coleta de lixo em Extremoz - O Poti News

Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” restaura mangue com plantio de mudas e coleta de lixo em Extremoz

Evento deve atrair mais de 100 voluntários, entre crianças e estudantes de Biologia da UnP, para preservar e valorizar as raízes locais. Foto: Divulgação.

Na luta contínua pela conservação ambiental e pelo estímulo à sustentabilidade, o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” promoverá, neste sábado (20), uma série de atividades visando à preservação do manguezal e à conscientização sobre a importância desse ecossistema. O evento ocorrerá na Praia de Barra do Rio, em Extremoz, e espera reunir mais de 100 voluntários de diversas idades, incluindo crianças e estudantes de Biologia da Universidade Potiguar (UnP).

Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a programação terá início às 8h e se estenderá até às 15h, realizando atividades destinadas a promover a preservação e valorização das raízes locais.

Segundo o professor Paulo Gerson, da UnP, “esse tipo de atitude é extremamente importante para enfrentar os desafios que os manguezais da região enfrentam”. Ele diz ainda que esses ecossistemas desempenham papéis cruciais, não apenas como berçários naturais para diversas espécies marinhas, mas também na proteção das costas contra a erosão e na mitigação das mudanças climáticas.

Programação

Pela manhã, das 8h às 11h, os voluntários participarão do plantio de mudas de mangue vermelho e da coleta de resíduos sólidos, além de receberem instruções sobre prevenção a acidentes aquáticos e primeiros socorros. O ponto de encontro será na Escola Municipal Isaías Lopes.

À tarde, das 13h às 15h, as atividades continuarão com aulas práticas sobre prevenção a acidentes aquáticos e primeiros socorros. Além disso, os participantes terão a oportunidade de realizar uma aula de campo em uma área remanescente de Mata Atlântica em Barra do Rio. Esta atividade incluirá treinamento de habilidades na percepção ambiental para identificação de plantas e animais na floresta.

Conheça o projeto “Se Essa Rua Fosse minha”

O projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” existe desde 2005 e é idealizado pelo educador ambiental e professor da UnP, Paulo Gerson. Sua motivação está enraizada em seu compromisso como membro da comunidade de Barra do Rio e em sua consciência sobre a importância da educação ambiental.

Ao longo dos anos, o projeto alcançou diversos marcos, incluindo a restauração de áreas degradadas no manguezal do Rio Ceará-Mirim, onde foram plantadas 10 mil mudas de Ryzophora mangle (mangue vermelho) em parceria com os estudantes de Biologia. Atualmente, essas árvores estão com uma média de quatro metros de altura e a fauna típica já marca presença no local.

Além disso, o projeto participa ativamente do Dia Mundial da Limpeza nas Praias e realiza mutirões de limpeza regularmente, além de oferecer oficinas educativas e culturais para a comunidade.